quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mico-Leão


Estes primatas, endêmicos da mata Atlântica do estado do Paraná no Brasil, são hoje uma espécie à beira da extinção. De pequeníssimo porte cujo peso não excede 1kg (ligeiramente menor do que um esquilo) existem em pelo menos quatro derivações conhecidas: Mico-leão Dourado(Leontoithecus rosalia), Mico-leão de cara Dourada(Leontopithecus chrysomelas), Mico-leão Preto(Leontopithecus chrysopygus) e Mico-Leão de cara preta(Leontopithecus caissara) .
Vários ciêntistas que se dedicam a preservar os mico-leões estão numa corrida contra o tempo, hà já 25 anos, e têm a certeza de que não poderão fazer muito para retardar o seu desaparecimento. Muito derivado pela acção do homem como o desmatamento (fogos e fazendas), caça e comércio ilegal da espécie.
Estes animais necessitam de muito espaço para viver apesar da sua estatura, porque cada familia delimita o seu território, e o contínuo roubo da floresta virgem tem vindo a empurrá-los para uma área diminuta onde a fauna e a flora existente não favorecem a dieta necessária à sua subsistência.
Alimentam-se de insectos, que muitos nutrientes fornecem para as pelagens exuberantes, e de folhas e frutos extremamente apreciados. A família dos mico-leões são geralmente constítuidas por um macho (pai) a fêmea (mãe) e os filhos, constítuindo assim uma família super unida, ao estilo mosqueteiro. Aproveitam os troncos das árvores para prenoitarem, todos juntos para não arrefecerem, e acordam ao raiar dos primeiros raios de sol para procurar comida.
Quem tiver interesse em saber mais consulte: Saúde animal e o site da Associação do Mico-Leão Dourado.

1 comentário:

loverock disse...

Grazias.. per gli auguri..XD